06/07/09

Perigos do inverno - hipotermia


Essa matéria foi retirada do site Alô bebe
http://www.alobebe.com.br



Cuidado! O frio pode ser um vilão!


Conhecer os sintomas da hipotermia é fundamental, pois ela pode prejudicar a saúde de seu bebê.

O inverno é uma estação do ano que traz riscos à saúde das crianças. Além da gripe e eventuais inflamações na garganta, os bebês podem sofrer de hipotermia. Quando colocados num quarto frio, seja por causa do inverno, seja pelo ar condicionado, o bebê pode estar sujeito à hipotermia. É um problema bastante grave, em que a temperatura do corpo desce abaixo do nível normal.
Sinais de risco

Identificar os sinais da hipotermia às vezes é uma tarefa difícil, pois os seus sintomas nem sempre são encarados como um real problema. Os sinais são os seguintes:

  • Extremidades frias
  • Brilho vermelho no rosto do bebê, que geralmente é confundido com sinal de boa saúde
  • Apatia
  • Recusar comida
  • Calafrios
  • Crianças alérgicas são sujeitas à hipotermia, sobretudo na primeira hora de sono

O que provoca a hipotermia

A hipotermia começa quando a temperatura do corpo cai do nível normal, que são 37°C, para abaixo de 35°C. Geralmente, a causa de hipotermia entre os bebês é a baixa temperatura do quarto durante a noite. Os bebês prematuros e os que estão com alguma doença são mais suscetíveis a sofrerem com este "mal do frio".

O que fazer

Caso seu filho apresente esses sinais, procure sentir a temperatura de sua pele. Se realmente ele estiver com hipotermia, a pele estará mais fria do que o normal. É necessário agir imediatamente para que o estado da criança não piore.

  • Envolva o bebê num cobertor ou manta, de modo que sua cabeça permaneça descoberta.
  • Banho quente.
  • Aqueça o quarto, fechando portas e janelas. Caso não seja possível, leve-o para um cômodo mais quente.
  • Uma ou mais colheres de chá, com bebidas quentes e doces.
  • Não massageie os membros da criança, pois servirá para deslocar sangue dos órgãos vitais.
  • Fricções com álcool canforado.

Em determinados casos, a hipotermia pode levar à morte. Portanto, é aconselhável chamar uma ambulância ou levar a criança para o hospital mais próximo.

25 comentários:

  1. nossa amiga que materia legal hein?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,
    Eu sei bem dos males do frio, sofro sempre pois eu tenho asma e todos os "ites" que existe... rsrsrs...
    Mas em nome de jesus minha bebê não me puxrá...mas não descuido dos cuidados que essa epoca exige.
    E quantos a dor nos mamilos estamos levando e esperando que eles se acosumem kkkk
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi ^^.

    Adorei seu blog e principalmente o seu amor por sua filha,parabéns.
    Ah, brigadão pela dica Saúde sempre em primeiro lugar.^^


    Bjusss e Boa Semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adri sou Mãe tb e Amo encontrar Mães q são loucas por suas crias♥
    Q tal sermos amigas??
    Bitocas♥

    ResponderExcluir
  5. Minha filha Rita, dia 24.11.2009, teve principio de hipotermia chegou 33,8º é um bebe de 1 ano. Tudo de uma irresponsabilidade minha, estava ela com 38,1º de febre dei dipirona para baixar, a mesma vomitou e temperatura depois de 30 minutos continuava alta, dei um banho e além de esperar a temperatura baixar, não dei novamente o remédio. Foi quando depois de 1 hora, baixou tanto de 38º10 e foi para 33,8º, fomos imediatamente para hospital. Faço apenas um alerta, acerca dessa dica :•Fricções com álcool canforado, os dois pediatras que avaliaram minha filha, aconselhou de forma nenhuma tratar com alcool.
    UM ALERTA, NÃO DÊ MEDICAÇÃO AO SEU FILHO APÓS, VOMITAR. APRENDI ESSA LIÇÃO DA PIOR MANEIRA POSSIVEL............

    ResponderExcluir
  6. Mamãe Nyelma.Olá tenho 2 filhos Bruno com 5 anos e Douglas com 1 ano e 8 mases,estou morando a pouco tempo em Jundiai-SP e estou bastante preocupada com o clima frio q é aqui.Adorei essa reportagem,me ajudou muito a entender mas sobre esse assunto q me preocupo tanto.Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Oi me chamo Jacqueline e tenho uma filha de 8 meses, se chama Jeicy Kelly, ela é uma criança linda, ontem resebi um telefonema da creche disendo que ela estava com 35° sai correndo como uma doida e ao chegar no médico ele disse que ela estava apenas com frio, é bem verdade que agaselhei melhor ela e 30 mintutos depois ela ja tava com 35,8°. foi um baita susto pasei a noite em claro com o termomentro ligado, na madrugada baixou denovo mais consegui aquese-la, o que pode ser isso séra que é algu outro problema, ou so a balxa temparatur do tempo mesmo. obs: to muito asustada. jacque

    ResponderExcluir
  8. Sua filha é linda parabens adorei seus toques, beijocas xuxú.

    ResponderExcluir
  9. Oi gostaria de conversar mais sobre o asunto, vc poderia me adicionar no msn? o meu é j.kellyalbuquerque@bol.com.br A minha nene tem apresentado um quadro muito esquisito em alguns momentos ela esta gelada e é so aquece-la que sua temperatura vouta ao normal, será que devo me preocupar? me responde, ou me ache no orkut ( jacqueline kelly). beijocas

    ResponderExcluir
  10. Olá: minha filha tem 4 anos e 10 meses e há pouco mais de 2 anos apresenta crises de hipotermia, que já chegou a 34,2°. Depois de vários exames, tenho desconfiado que a causa do problema advém do uso de corticóides e antibióticos, pois ela passou 7 meses sem tomar medicação alguma e não apresentou mais crises.
    Peço que mães que passem pelo mesmo problema entrem em contato no gicomecanha@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 5 anos e faz exatamente 3 meses que estou passando por isso direto,alias toos os dias. Faz 3 meses que tive uma bebe e chegando em casa da maternidademinha filha comecou a apressenar estas crises constantes. Sua tempertura varia de 33.0 a 35.7 graus . Eu e meu marido durante estes primeiros 2 meses,corremos com ela em hospitais e em varios pediatras. Ne nhum soube me informar a causa,falaram apenas que sua temperatua iria voltar ao normal com o tempo. Fiz todos os exames possiveis de urina,sangue e ate submeti a minha filha a fazer ressonancia do cranio com anestezia ,mas gracas a Deus nao deu nada. Mas continuo na mesma,sem respostas o porque isto esta acontecendo,pois ainda nao parou. A proncipio achei que era psicologio,pois havia acabado de ter um bebe e ela ficou com muito ciumes,mas como ja se passaram 3 meses e nada mudou. Ela tomou predsim uma semana antes de mim internar na materndidade a temperatua baixou,mas depois voltou ao normal. Ficamos nos primeiros 2 meses medindo sua temperatura de 5 em 5 minutos,eu e o meu marido nos revesarmos durante a madrugada. Estavamos ficando loucos e ainda com um bebe de dias paa cuidar. Agora estou medino de vez enquando,mas ainda continua baixa. Hoje por exemplo foi 34 graus. E muito dificil conviver com isso!!! Ela e uma crianca muito ativa, se alimenta bem,ao tem frio, esta tudo normal na rotina dela so isso que esta errado. Estamos perdidos,sem saber o que fazer. Se vcs souberem de algo que possa me ajudar agraeco desde ja. Meu e-mail e anninha_nek@globo.com. Obrigada!!!!!

      Excluir
    2. Oi meu nome é Raiane meu filho tem 1ano e 9meses e ele estava com muita febre de 39,03 com dificuldade para encolir,comecei a dar anti termico dei tres tipo de anti termico diferente a cada seis horas e nada de abaixar entao no dia seguinte dei antibiotico ERITREX por conta propria pois achei q ele estava com a garganta inflamada.Após o medicamento normalizou a temperatura dele mas quando ele dormiu a temperatura dele abaixou para 34.04 e quando chega a noite acontece a mesma coisa. Vou supender o antibiotico pois ele só tem 2 dias tomando e ta assim. To muito preocupada o que eu faço!

      Excluir
  11. Olá Adriana, recentemente vivi esse pesadelo e gostaria de compartilhar e informar que infelizmente não descobri a causa da hipotermia que o meu pequeno fez. Na última semana de Junho, o Emmanuel apresentou vários episódios de febre durante 06 dias, apenas usava a novalgina xarope quando a febre subia muito. Levei-o a pediatra e a mesma examinou totalmente o meu filho por dois dias consecutivos acreditando que apareceria alguma infecção, sem sucesso, resolvemos fazer os exames de sangue, eas, cultura, e todos os exames normais (Graças à Deus). No 6º dia de febre, mesmo com exames normais, a pediatra achou por melhor fazer o antibiótico, foi quando o meu filho, fez a hipotermia, levando-o até internar, ficamos 02 dias na UTI, usando manta térmica para subir a temperatura e levamos 05 dias para ter alta, com oscilações da temperatura. Depois da alta, ele ainda fez um novo episódio, e por isso estou levando a especialistas, como neuro e endocrinologistas, que iremos fazer outros exames de sangue. Mas para honra e glória do Senhor, a temperatura do meu filho vem se mantendo normal, e espero que os exames sejam todos normais. Pois eu achava que uma febre era a pior doença que existe, por ser causa de infecção, hoje, depois desse pesadelo, a febre a gente tira de letra com antitérmico e supositório. Assim que tiver o resultado dos novos exames, informo a todas e quero declarar o quanto é importante dividirmos as nossas dores e preocupaçõe, pois foi na internet que busquei as primeiras informações em relação ao caso e nessa página que li algumas informações, apesar que alguns médicos do próprio hospital que meu filho ficou internado, principalmente o infectologista me deixou bem claro que remédio não causa hipotermia, pois essa era a minha grande cisma, pois eu achava que era do remédio. Acredito que o problema do meu filho tenha sido igual ao da filha da Giselle, o meu filho também usa corticóide, ele tem alergia respiratória. Um grande beijo!! Edinei

    ResponderExcluir
  12. oi edinei como esta seu bb? hj dia 31-08-10 pela segunda vez me assusto com o meu bb com a temperatura com 34,6. Ele tb teve q fazer um periodo de corticoide e antibiotico, e depois disso q surgiu a baixa de temperatura, pois teve pneumonia. ele se chama dario e esta com um ano e oito meses.

    ResponderExcluir
  13. olá meu filho me deu um susto nesse sabado...ele teve febre e eu dei aliviu aí ele dormiu...quando acordou estava molinho se tremendo todo e começou a ficar roxinho...fiquei desesperada e sai correndo para o hospital...chegando lá ele estava com febre de 39...tomou dipirona na veia e melhorou o medico falou que era da febre mais fui em outro medico hj e ele falou que é hipotermia referente ao aliviu que ele tomou...agora estou preoculpada caso isso volte a acontecer...

    ResponderExcluir
  14. Meu filho de 5 anos apresentou numa madrugada da semana passada 33 graus ,q nao subia fiquei muito preocupada e o tempo tdo em cima dele mas passou,e nao aconteceu mais...Graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  15. boa tarde tenho dois filhos uma menina de 5 anos e um menino de 4...ha 15 dias atras minha filha chegou a 40.2º de febre dores no peito e calafrios teve que ser internada com pneumonia .
    15 dias depois ela voltou a ter febre de 39 ,voltamos ao hospital que detectou FARINGITE (pois ja foi feito a retirada das amigdalas dela).FOI QUANDO A A temperatura começou a baixar para 35 chegando a 32.8..QUE SUSTO...LEVAMOS A outro medico QUE DISSE que a combinação de dipirona com profenid ....PODE CAUSAR HIPOTERMIA!!!!FIQUEM ATENTOS

    ResponderExcluir
  16. eu sou uma vó muito ansiosa e sempre que minha neta fica comigo eu nem durmo vigiando ela...ela já teve duas convulssoes por febre, mas agora durante a madrugada ela sempre apresenta uma temperatura baixa.em torno de 33,ou 34graus e eu dfico apavorada sem saber o que fazer.será que só aquecer já é suficiente?

    ResponderExcluir
  17. minha filha tem 5 mese e teve febre quase o dia inteiro, dei dipirona a temperatura do corpo baixou, pois percebi que ela estava com os braços frios, mas, a cabeça um pouco quente e suava e fiquei sem entender a causa levarei ao médico.

    ResponderExcluir
  18. Clovis - sivolc80@uol.com.br20 de maio de 2012 20:23

    Meu filho, de 1,8 anos estava tomando predsin (cortisona) e tece hipotermina, suspendemos o remedio e normalizou......depois de um periodo com tosse seca receitaram Celestamine (cortisona) teve novamente hipotermina....tudo leva a acreditar que meu filho é alergico a cortisona ou tem uma reação adversa....Alguem já passou por isso??? meu msn: sivolc80@uol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Minha filha estava com febre alta 40 graus e eu tava dando alivium pra ela e febre baixava e depois de quatro horas voltava denovo. Agora ela esta com hipotermia. 34.3. Ela esta suando muito. E gelada. Ha uma semana nao durmo

    ResponderExcluir
  20. A minha filha de 4 anos e meio vem apresentando temperaruras entre 33,7 e 34,2 e estou preocupadissimas. Ela esta tomando amoxilina+clavulanato de potasio ( 400mg) e predsin devido a uma ifeccao causada por amidalite e adenoidite. Seria o caso de leva-la novamente ao otorrino?

    ResponderExcluir
  21. Olá, amigas!
    Eu estava procurando sites que falassem sobre a Hipotermia e encontrei esse. Eu sei que aqui trata-se de Hipotermia de crianças pequenas, mas como eu estou passando por essa situação e eu estou muito preocupada, eu resolvi escrever para ver se alguém pode me ajudar.
    Eu tenho 38 anos e hoje, por exemplo, tive a temperatura mínima de 33,4 e 34,4. Amanhã, eu vou ao médico, pois eu sinto calafrios, mãos e pés gelados, transpiração, mal-estar, a cabeça zonza, falta de ar, canseira e falta de energia.
    Por favor, eu vou deixar o meu e-mail de contato para que se alguém souber de alguma informação a respeito, possa me escrever.
    O meu e-mail é...
    sususynha@uol.com.br
    Muito obrigada pela compreensão de todos!
    Grande abraço,
    Silvana.

    ResponderExcluir
  22. Oi meu nome e Anna . Vou aqui resaltar eese caso de hiportermia que tanto vem assombrar a minha familia. Tenho uma filha de 5 anos e um bebe de 3 meses. Minha filha mais velha esta com um quadro de hiportermia a 3 meses. Tudo aconteceu depois que tive alta da maternidade. Voltei para casa no sabado e na terca ferira minha filha ,depois de brincar com o pai me falou que estava soando muito. Fui colocar a mao nela e a mesma estava suando frio,na mesma hora fui meir sua temperatura que estava 34.3. Ficamos durante este mes meino a temperatura de 5 em 5 minutos. A levei a 5 medicos e nenhum conseguiu me dar uma explicacao para isso.minha intuicao como mae e psicologico,devido ao nascimento da irma. Mas o tempo foi passando e continua na mesma. Com temperartura oscilando de 34.0 a 35.7. Ja fizemos toos os exames possiveis e ate submeti a minha filha a tomar anestizia ara fazer a ressonancia do cranio,com a graca de Deus nao deu nada. Mas minha preocupacao ainda continua, continuo a media a sa temperatura com menos frequencia ,mas ainda ao chegou ao normal. Meu marido e eu continuamos com sta angustia de nao saber o porque ela tem isso. Teve um dia que chegou a 33.0 graus, e os pediatras que passei so falam para nao me preocupar que vai voltar ao normal.Ela esta bem ,nao mudou em nada sua rotina,no sente frio,come normalmente e muito ativa. Resolvi nao medir sempre,pois isso estava me deixando louca,mas ainda me preocupo bastante. Se alguem tiver algum aso parecido ou puder me ajudar,favor entrar em contato. Mu e-mail e anninha_nek@globo.com. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  23. oi vendo tua historia fiquei comovida meu filho de 2 anos tem bromquite e estava usando predsim e caiu muito a temperatura foi ate 33.2 a medica tirou o remedio e ele esta melhor mas a temperatura dele fica em volta de 35 ...

    ResponderExcluir