10/07/09

As primeiras papinhas

Hoje a matéria é minha mesmo, das coisas que aprendi como mãe de primeira viajem, por ser um texto meu consultem sempre o pediatra em caso de dúvidas e lembrem-se não há um bebê igual ao outro, o que deu certo pra Giulia pode não dar certo para outro bebê!


ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:

Amamentação é um ato de amor, requer tempo e muitas vezes dores, como bicos rachados, leite empedrado. 99% dos pediatras vão indicar como alimento exclusivo do bebê, até os seis meses de idade, o leite materno

Eu sempre tive na cabeça que a Giulia iria mamar exclusivamente até os 4 meses, e então eu iria adaptando gradativamente novos alimentos, já que ela entraria na escolinha aos 5 meses e eu não estaria lá para amamentá-la.

Como via de regra a mudança sempre deve começar com os sucos. Primeiro o de laranja eu usava a do céu ou a lima...por 3 ou 4 dias seguidos e mudei para o suquinho de mamão, depois maça, pêra etc.

Bebê acostumado com suco passamos as papinhas de fruta
maçã por três dias, pêra por mais três dias e mamão nos outros três dias.

Porquê três dias da mesma fruta? porque até então o único gosto que o bebê conhecia era o do leite materno, ele precisa ir se acostumando gradativamente a outros sabores, para não rejeitar os alimentos

Bebê adaptado aos sucos, adaptado as papinhas de frutas vamos as sopinhas, e ahhhh, geralmente nessas há caretinhas horríveis!

Minha sugestão é essa:

Começar com batata e cenoura, temperadinhas com sal, salsinha, óleo, cebolinha. ATENÇÃO SAL E ÓLEO EM MÍNIMA QUANTIDADE!

Uma semana com essa papinha e começar com outra idêntica, porém acrescentando ARROZ.

Apartir daí quem manda é a imaginação da mamãe trocando os legumes e cereais para o bebê não enjoar do gosto da comida.

Quando o bebê completar 8 meses é a hora de acrescentar caldinho de feijão

Quando o bebê acostumar a esse novo sabor entram as verduras e as carne (frango ou gado)

Com 8 meses tb é importante começar a acrescentar um pedacinho de gema de ovo na comidinha.

* Ofereça os alimentos em forma de purê, nunca passados no liquidificados, ele acaba com as fibras dos alimentos, mais tarde os grãos podem ser oferecidos bem amassadinhos com o garfo.

*Alimentos SEMPRE em colher, nunca em mamadeira!


* Muitas vezes a criança rejeita o alimento salgado, vale substituir o sal por uma pitada de
açúcar e até acrescentar um pouquinho de leite na papa, até ele se acostumar com o novo sabor.

* Respeite a criança, não force nunca a alimentação, tente novamente no dia seguinte.


Com essa alimentação por volta dos 9 meses o bebê já estará recebendo:

Ao acordar : LEITE
Lanche da manha: PAPA DE FRUTA ou suco
Almoço: PAPA SALGADA
Lanche da tarde: PAPA DE FRUTA
Janta: PAPA SALGADA

LEITE MATERNO SEMPRE QUE O BEBÊ SOLICITAR!!!!!!!

Repito NOVAMENTE que essa alimentação foi repassada pelo pediatra da minha filha, cada caso é um caso


Na próxima postagem vou por umas receitinhas gostosa para os bebês!

3 comentários:

  1. ADorei!!!! Lembro das caretas da Clara nos primeiros sucos e frutas! PEnsei que ela não fosse gostar de maçã nunca mais, pois foi a primeira fruta que provou e odiou! mas hoje ela come sozinha.
    A Clara até hoje é requer uma paciência absurda na hora de comer. Incrível. Ela tem que estar com muita fome ou muito bem humorada pra comer tudo. Se não, joga no chão e aí eu perco os cabelos.
    Beijinhossssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Meu email é: danidelgados@hotmail.com
    Vou te seguir Lindas vcs duas♥
    Bitocas♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri esse aqui eu acompanho a algum tempo já, adorei o post da hipotermia muito útil mesmo. Segue o meu e-mail emanuela@racing.srv.br,

    beijos e obrigada pela visita e volte sempre!!!

    ResponderExcluir